Embaixador do Kuwait destaca “ótimas relações” com Portugal

O ciclo de Almoços-Conferência, promovido pelo Observatório do Mundo Islâmico com representantes diplomáticos do Mundo Islâmico, teve como mais recente convidado Hamad Ali Alhazeem, Embaixador do Estado do Kuwait em Lisboa.

Durante o almoço, que decorreu no Grémio Literário em Lisboa no dia 3 de dezembro, o embaixador Hamad Ali Alhazeem destacou as relações diplomáticas e económicas entre o Kuwait e Portugal, reforçando as “ótimas relações” entre os dois países.

Referindo exemplos de empresas que já investem em Portugal, garantiu que há um elevado potencial de investimento kuwaitiano no nosso país. Admitiu a existência de desafios burocráticos, mas mostrou-se otimista quanto ao futuro da colaboração económica.

Embaixador do Kuwait em Lisboa

Sendo estes almoços-conferência um espaço de debate sobre temas estratégicos do mundo islâmico, Hamad Ali Alhazeem abordou ainda questões internacionais de grande relevância, como o caso da Guerra entre Israel e a Palestina.

Na linha do apoio histórico do Kuwait à Palestina, o embaixador defendeu o direito à autodeterminação do povo palestiniano. Referiu também as consequências da guerra na Ucrânia para a estabilidade global e refletiu sobre o impacto da recente eleição presidencial nos Estados Unidos nas relações internacionais.

Este Almoço-Conferência, que contou com a presença de vários membros do corpo diplomático, permitiu, assim, aprofundar a compreensão sobre as dinâmicas políticas e económicas que envolvem o Kuwait e a sua interação com o contexto internacional e também com Portugal.