Textos árabes e literatura marítima portuguesa serão analisados por Inês Bénard da Costa na palestra “Dois pilotos, dois autores: navegação no Índico nas fontes portuguesas e árabes (séculos XV e XVI)”. O evento terá lugar na quinta-feira, dia 25 de julho de 2024, às 18h, sendo de acesso gratuito via Zoom, sem ser necessário inscrição prévia.
Inês Bénard da Costa, doutoranda do CIUHCT da Universidade de Lisboa, fará uma introdução à navegação no Oceano Índico, com foco em dois grupos distintos de fontes históricas. Serão apresentados textos árabes de Ibn Mājid e Sulaymān al-Mahrī, incluem as principais descrições locais de técnicas e rotas oceânicas conhecidas até hoje.
Paralelamente, será explorado um corpus de literatura marítima portuguesa do século XVI, que complementa e enriquece as informações contidas nas fontes árabes, oferecendo uma perspetiva comparativa.
Reconhecida estudiosa na área, Inês Bénard da Costa é atualmente doutoranda na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Além do seu trabalho no projeto «RUTTER: Making the Earth Global» e no Centro Interuniversitário para a História da Ciência e Tecnologia, é curadora convidada da exposição «A Oferta ao Imperador: Círculos de Conhecimento» no Museu Calouste Gulbenkian.
O evento realiza-se no âmbito do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, que decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela e da MIAS-Latina.