O Observatório do Mundo Islâmico organizou, no passado dia 11 de junho, um Almoço-Conferência no Grémio Literário, em Lisboa, que contou com a honrosa presença do Dr. Hayder Al-Khodairi, Secretário-Geral e CEO da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP).
Sob o título “Economic Relations Between Portugal and the Arab World“, a intervenção do Dr. Hayder Al-Khodairi centrou-se nos desafios e oportunidades do intercâmbio económico entre Portugal e os 22 países que compõem o mundo árabe. A palestra, proferida em inglês, ofereceu uma visão esclarecedora e estratégica sobre o potencial de cooperação entre estas duas regiões.

Ao longo da sua intervenção, o orador destacou o dinamismo atual das relações económicas, sublinhando que esta é a altura ideal para aproveitar o potencial comercial e explorar novas parcerias. Apesar dos avanços, Hayder Al-Khodairi afirmou que ainda não foi atingido o verdadeiro potencial destas relações, tendo em conta a capacidade de consumo e os recursos disponíveis nos países árabes. Lembrou que o mundo vive hoje uma era digital, onde a comunicação aproxima mercados e culturas, criando novas possibilidades de cooperação económica e empresarial.
A iniciativa do Observatório do Mundo Islâmico reafirma o seu papel como plataforma de diálogo, reflexão e diplomacia económica e cultural. O Almoço-Conferência contou com a presença de diversas personalidades do meio académico, empresarial e diplomático, incluindo da Palestina e do Egito, que contribuíram para um debate rico.