O Observatório do Mundo Islâmico participou numa conferência internacional, que teve lugar entre os dias 20 e 25 de janeiro, em Bagdad, no Iraque. A iniciativa decorreu de uma colaboração entre o governo iraquiano e o European Institute for Dialogue and Development (EIDE), com sede em Berlim, reunindo diversas delegações europeias e iraquianas.
A convite do Embaixador do Iraque em Portugal, Senhor Adel Mustafa Kamil Alkurdi, esta conferência contou com a presença de uma delegação portuguesa, que incluiu o Vice-Presidente do Observatório do Mundo Islâmico, João Henriques.
O saldo foi muito positivo, segundo o responsável do Observatório. “Este evento revestiu-se de um elevado significado para um país que se projeta com grande determinação numa nova e promissora dinâmica regional e internacional”, afirma João Henriques.
Além disso, “mostra o quão empenhadas estão as suas autoridades na reconstrução de um Estado verdadeiramente moderno e projetado para o futuro, num sempre desejável ambiente de Paz e Prosperidade”, conclui.
Defender os valores da democracia
O representante do Observatório foi convidado a abordar o tema da promoção da democracia no âmbito de uma mesa redonda intitulada “The Collaborative Impact of International Organizations and Local Civil Society in Iraq, Embracing National Laws and Cultural Values”.
Desta forma, as entidades iraquianas receberam o contributo da Europa para temas cruciais no seu processo de implementação e consolidação da Democracia. Um dos temas centrais prende-se, seguramente, com a reformulação da Constituição iraquiana, para o qual contribuiu o constitucionalista e professor universitário português Vitalino Canas, que também integrou esta visita.